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Saúde e Bem-estar

O Saúde e Bem Estar é um blog dedicado à divulgação e partilha de conselhos para adopção de uma vida mais saudável.

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Saúde e Bem-estar

07
Jan18

O que é Stevia?

Maria Martins

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São cada vez mais os nutricionistas que recomendam usar stevia em vez de outro tipo de edulcorantes. Aliás, o stevia é tão popular que já conseguimos encontrar sumos adoçados com extractos de esteviol na maioria dos supermercados, assim como pequenos pacotes para servir com o café. Mas o que é, afinal, o stevia? Como pode ser tão doce? Será que não faz mesmo mal? Devo ir a um nutricionista? Vamos por partes.

O que é o Stevia?

O stevia é um adoçante natural, cuja origem é a planta com o mesmo nome. Uma folha de stevia é 10-15 vezes mais doce do que o açúcar branco. No entanto, o stevia que se vende nos supermercados são esteviosídeos produzidos a partir de extractos. Esses são ainda mais doces, pois estima-se que sejam 40 a 300 vezes mais doces do que o açúcar habitual. Em qualquer dos formatos, os nutricionistas garantem que não tem calorias.

 

Pessoalmente, sou um pouco céptica em relação aos produtos que encontramos no supermercado. Prefiro usar as folhas, que são um adoçante natural. Podem encontrar stevia puro em lojas de alimentos biológicos, feiras de alimentos orgânicos ou em lojas de especialidade. Pessoalmente, sou fã das “Coisas Doces com Stevia”.

De onde vem o Stevia?

O stevia (também conhecido como “glicosídeo de esteviol”) é proveniente de uma planta chamada “Stevia Rebaudiana”. Trata-se de uma planta da América do Sul, nativa do Brasil e do Paraguai. Assemelha-se aos crisântemos e foi usada pela primeira vez como adoçante há 1500 anos pelos índios Guaraní.

Quais são os efeitos de comer Stevia?

Os adoçantes como o xilitol, o aspartame e o acessulfame K são eficazes porque o nosso corpo não os digere. Portanto, é normal causarem náuseas, gases e diarreia. Mas o stevia é proveniente de uma planta e podemos digeri-lo, portanto não produz estes efeitos. No entanto, segundo os nutricionistas, devemos limitar o seu consumo a 4mg/kg. Como não tem calorias, também não engorda, não faz aumentar os níveis de açúcar no sangue e não causa cáries.

07
Jan18

Alternativas Saudáveis ao Café com Açúcar

Maria Martins

Em primeiro lugar, tenho que vos pedir desculpa pela minha ausência aqui no blog. Espero que todos tenham tido um excelente Natal (vegano, claro!) e uma boa passagem de ano. Li algures que um dos objectivos mais populares para o novo ano é reduzir a quantidade de cafés que tomamos diariamente - mas o mesmo artigo afirmava que 2 cafés por dia podem até ser benéficos. O problema, avisam os nutricionistas, é o açúcar que deitamos em cada chávena!

 

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Como já deixei de deitar açúcar no café há muito tempo, pensei que podia partilhar convosco algumas as alternativas que uso para “disfarçar” o sabor amargo. Não, não estou a falar de stevia ou xarope de agave, que são doces que não nos deixam desfrutar do verdadeiro sabor do café. Estas são alternativas saudáveis, naturais e aprovadas pelos nutricionistas!

 

Canela

A canela é a melhor coisa que podem deitar no café quando estão fora de casa. Isto porque muitos cafés portugueses já vêm um pau de canela para mexer o café, o que evita perguntas e olhares estranhos… A canela tem um sabor muito suave, mas que ao mesmo tempo realça o sabor dos cafés mais frutados. Como curiosidade: sabiam que a canela ajuda estabilizar os níveis de açúcar no sangue?

 

Cardamomo

O cardamomo é outra especiaria que lhe um sabor “exótico” ao café  - mas, ao contrário da canela, vai parecer bastante estranho se perguntarem “olhe, por acaso não me podia trazer um bocadinho de cardamomo?” A menos que estejam no Médio Oriente, onde é bastante comum intensificar o sabor do café com cardamomo: dizem que é um afrodisíaco.

 

Gengibre

Juntar gengibre ao café fui uma sugestão da minha nutricionista, porque eu nunca tinha pensado nesta combinação. A ideia do gengibre não é só dispensar o açúcar, é também “combater” o acidez do café, péssima para quem tem refluxo gastroesofágico, porque o gengibre é um digestivo natural. Na Medicina Oriental, é até usado para curar as náuseas em mulheres grávidas.

 

Cacau em Pó

A dúvida se o cacau é uma superfood ou não continua, mas que é um super aditivo para café já ninguém duvida. Adoro misturar cacau em pó no café, tal como adoro misturar café nas sobremesas de chocolate. Não há melhor combinação no mundo! O cacau dá realmente uma sabor adocicado ao café e é um substituto quase perfeito para o açúcar.

 

Estou ansiosa para que me digam o que acham destas alternativas ao açúcar no café e se tomar menos café é um dos vossos objectivos para 2018! Entretanto, relembro-vos que podem procurar Nutricionistas em Lisboa online, tanto presenciais como via Skype. Nunca é tarde demais para aprender a comer melhor.

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