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Saúde e Bem-estar

O Saúde e Bem Estar é um blog dedicado à divulgação e partilha de conselhos para adopção de uma vida mais saudável.

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Saúde e Bem-estar

13
Ago18

Quais são os melhores leites vegetais?

Maria Martins

Para quem é vegetariano ou vegan, os leites vegetais são essenciais para uma alimentação saudável e variada. Mas quais são os melhores leites vegetais? Será o leite de soja, que é o mais conhecido, ou o leite de amêndoa? E os novos produtos à base de cereais, como o leite de arroz e o leite de aveia?

 

 

Leite de soja.

O leite e as alternativas à base de soja são boas para adaptar receitas que normalmente levam leite. Tecnicamente, até tem mais proteína do que o leite de vaca: mas o nosso corpo absorve mais facilmente proteínas de origem animal, por isso acabará por ingerir quantidades semelhantes de fósforo, magnésio, ferro e cálcio. Se é vegetariano/a e também consome soja nas refeições principais (tofu, seitan, etc), preste atenção à quantidade de soja que ingere diariamente.

 

Leite de amêndoa.

Tanto a soja como o arroz e a aveia são alimentos ricos em hidratos de carbono, o que significa que o leite de amêndoa é uma opção ligeiramente menos calórica. É muito rico em vitamina B1 e B2 (mas não em B12) e em Ômega-3. Tem um teor de gordura muito baixo, por isso é adequado para quem tem colesterol alto ou está a fazer uma dieta pobre em lípidos. As natas à base de amêndoa funcionam bem para fazer molhos e substituir as natas nas receitas.

 

Leite de arroz.

O leite de arroz é uma opção saudável, sem glúten e sem qualquer tipo de alergénios (ao contrário da soja e dos frutos secos, que são alergias comuns). No entanto, como o arroz é uma fonte de hidratos de carbono, é preciso ter atenção a valor calórico. É rico em vitamina B1 e regula a flora intestinal. Por ser um leite de fácil digestão, ajuda a desintoxicar o organismo e é bem tolerado mesmo por quem tem um estômago sensível. Ponto bónus: pode usar leite de arroz para desfazer papas sem glúten!

 

Leite de aveia.

A aveia pura não deveria conter glúten mas, devido à contaminação cruzada, este leite não costuma ser adequado para celíacos. De todos eles, é o que contém mais fibra, o que significa que tem uma absorção mais lenta. Pode ser usado como fonte de cálcio, ferro, magnésio e vitaminas B (mas não a B12). Geralmente, por causa do sabor forte da aveia, acho que não funciona muito bem para substituição em receitas.



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