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Saúde e Bem-estar

O Saúde e Bem Estar é um blog dedicado à divulgação e partilha de conselhos para adopção de uma vida mais saudável.

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Saúde e Bem-estar

30
Set18

Comida Saudável: 1001 maneiras de comer banana

Maria Martins

Nós somos o que comemos. Por isso, uma alimentação saudável é essencial para nos sentirmos bem connosco mesmos. Para mim isso passa por fazer uma alimentação vegetariana, rica em ingredientes naturais e simples. Um desses ingredientes é a banana, uma fruta altamente nutritiva e muito mais versátil do que parece. Hoje retirei 4 receitas do blog Simplesmente Simples (para quê complicar?), o blog que tem receitas fantásticas, e espero inspirar-vos para o fim de semana!

 

 

 

 

Snack de Banana

Ora aqui está um snack rápido de banana super nutritivo, vegan, sem glúten e sem lactose. Demora 15 minutos a preparar e, como não tem ovos nem leite, conserva-se durante alguns dias. É ideal para guardar e comer durante o dia, a meio da manhã ou a meio da tarde, para substituir uma barrita de cereais.

 

Pão de Banana

Atenção! Esta receita não é vegan, porque originalmente leva ovos. O meu conselho é tentar substituir por ovos de linhaça, que funcionam muito bem para este tipo de receitas. O pão de banana também é o prato ideal para comer a meio da tarde e levar na carteira. Mas o melhor é mesmo aproveitar as bananas maduras e combater o desperdício alimentar.

 

Papas Cruas de Aveia

Esta receita de papas cruas de aveia é riquíssima em fibra e isenta de glúten. Os ingredientes principais são a aveia, bebida vegetal de aveia, a chia e o cacau em pó. Podem usar canela, noz moscada ou outras especiarias para aromatizar. Pessoalmente, gosto de acompanhar com frutas: a banana é minha favorita, porque combina com o cacau na perfeição.

 

Panquecas de Amendoim

Estas panquecas de amendoim também não são vegan e aqui é um pouco mais difícil de substituir os ovos. Ainda assim, se estão a consumir ovos de galinhas criadas ao ar livre, vale a pena experimentar. São óptimas panquecas para quem faz musculação, pois combinam a banana com a manteiga de amendoim rica em proteína.

 

E vocês, em que costumam usar as bananas maduras?



23
Set18

Cuidados de Corpo e Maquilhagem & Produtos de Beleza Vegan

Maria Martins

Escolho sempre cremes, produtos de higiene e maquilhagem tão natural quanto possível. Gosto que sejam à base de plantas e frutas, com aromas naturais e sem odores químicos. Infelizmente ainda é preciso estar com dezenas de olhos abertos para conseguir arranjar sempre produtos vegan.

 

Algumas marcas, como a Lush, têm essa preocupação ambiental. Quase todos os produtos são vegan (a excepção são os produtos com mel) e até já lançaram uma linha de géis de banho sem embalagens de plástico. Em Portugal, a única loja fica em Lisboa, mas há a opção de encomendar online e pedir a entrega por correio.

 

Além da Lush, a Oriflame  e a Body Shop também têm alguns produtos vegan. No website da companhia garantem que não experimentar em animais, mas alguns hidratantes usam mel e leite. Aconselho sempre a ler muito bem o rótulo e a confirmar uma, duas ou três vezes. (Quem é vegetariano e não vegan, claro, tem a tarefa muito mais facilitada.)

 

De resto, não sei muito sobre maquilhagem, como me maquilhar, quais são as cores tendência nem que tipo de produtos preferir para cada tipo de pele. Quando preciso de me pôr a par das tendências, consulto o Blog da Sofia, que também tem alguns tutoriais de maquilhagem.

 

O último post que li foi este sobre como cuidar com do cabelo oleoso com um sérum cítrico (na foto). Ainda não experimentei mas fiquei com bastante curiosidade, já que nunca consegui vencer a batalha contra o cabelo oleoso. O produto também parece ser 100% natural, portanto é uma solução para quem pratica um estilo de vida como o meu.

 

Antes disso já tinha lido esta receita de shampoo seco caseiro na Dicas da Oksi, que é uma alternativa 100% caseira e 100% natural para cuidar dos cabelos oleosos em casa. A receita usa só amido de milho e cacau, o que significa que deixei a minha casa de banho cheia de pó! Ainda só experimentei duas vezes e não consigo dar feedback. E vocês? Onde compram os vossos produtos de beleza vegetarianos?



16
Set18

Receitas Saudáveis de Comer e Chorar por Mais!

Maria Martins

Doces saudáveis? Não, estas duas palavras não têm que ser uma contradição. O blog da Pipa para os amigos costuma deixar-me com água na boca, mas as boas notícias é que nem sempre são receitas inimigas da dieta. Eis algumas das receitas que vos aconselho a provar:

 

IMG_2556.JPG

 

Cookies de aveia e maçã

Bolachas saudáveis? Não, isso é ainda mais impossível do que fazer gelados saudáveis! Pois…. Parece que não. Estas bolachas de aveia e maçã são ricas em fibra e só contêm 50 gramas de açúcar mascavo ou açúcar de coco (menos calórico do que o açúcar branco). Sim, o aspecto não tem nada a ver com o das bolachas que compramos no supermercado, mas garanto que são muito mais saudáveis e saborosas. Para os vegan, substituam o ovo por um "ovo" de linhaça. 

 

Gelado de fruta saudável

O gelado, pelo alto teor de nata e de açúcar, é uma das primeiras coisas a ficar de fora da dieta. Mas também é a sobremesa que mais apetece no Verão, certo? Por isso mesmo é que vocês precisam desta receita de gelado com fruta congelada, iogurte e sementes crocantes. Como alternativa, podem usar manteiga de amendoim para ficar com um gelado vegan muito, muito cremoso. Delicioso!

 

Granola caseira de frutos secos

A granola é a melhor amiga dos lanches. Barritas de granola caseira a meio da manhã, granola com iogurte à ceia… quem resiste a uma boa granola? Pois bem: fazer granola caseira é muito mais fácil do que parece. A receita da Pipa usa ingredientes que qualquer um tem ao seu alcance: aveia, avelãs, amêndoas, mel e óleo de coco. Nada de xarope de agave, sementes de chia ou ingredientes que têm que comprar em lojas de especialidade!

 

Qual das três receitas têm mais vontade de experimentar? Qual é que o vosso snack favorito a meio da manhã ou da tarde? Quero saber quais são os vossos truques para manter a linha durante o regresso ao trabalho!

 

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