Saltar para: Posts [1], Pesquisa [2]

Saúde e Bem-estar

O Saúde e Bem Estar é um blog dedicado à divulgação e partilha de conselhos para adopção de uma vida mais saudável.

O Saúde e Bem Estar é um blog dedicado à divulgação e partilha de conselhos para adopção de uma vida mais saudável.

Saúde e Bem-estar

17
Nov18

O derradeiro duelo: Doces de Natal vs. Dieta

Maria Martins

Chocolates (a Jubileu lançou este ano uma caixa de chocolates vegan!). Rabanadas. Frutas cristalizadas! O Natal é a melhor altura do ano para engordar. Por isso, e como já vamos a meio de Novembro, entremos no primeiro round deste duelo: doces de Natal vs. dieta.

 

Image result for fruta cristalizada

 

Frutos secos vs. Fruta Cristalizada

A fruta cristalizada é a rainha do bolo de rei. Quem é que passa o Natal sem comer cerejas cristalizadas ou figos secos? O único problema é que todos eles são ricos em açúcar, embora pareçam frutas inocentes e saudáveis! A minha sugestão é substituir a fruta cristalizada pelos frutos secos (nozes, pinhões, avelãs). Não só são um excelente snack a meio do dia, como são ricos em gorduras saudáveis que fazem subir o colesterol “bom”.

 

Related image

 

Chocolates vs. Trufas de tâmaras

Mas se a fruta cristalizada até é fácil de resistir, o que dizer dos chocolates? Ferrero Rocher, Mon Cheri, Lindor, Guylian, Pais Natais de chocolate e dezenas de outras delícias que só aparecem nesta altura do ano. Embora a minha sugestão também seja rica em hidratos de carbono, é um pouco mais saudável: façam as vossas próprias trufas de chocolate com cacau e pasta de tâmaras (encontram facilmente em lojas de produtos vegetarianos). Polvilhem com chocolate, barras de goji ou coco ralado por cima para ficarem ainda mais bonitas!

 

Image result for tostas de milho

 

Doces vs. Salgados

Comer doces dá-nos vontade de comer doces. Portanto, a melhor maneira é mesmo evitá-los e não fazer concessões. Já para não falar que a maioria das sobremesas vem carregada com fontes gordura, como óleo ou natas. Os aliados do costume - as pipocas, as bolachas de arroz e as tostas de milho - continuam a ser a mais-valia de qualquer vegetariano durante a época festiva. Há que manter a linha e a saúde!

 

A minha última sugestão é para aqueles que não conseguem resistir mesmo! Se vão aumentar o consumo de hidratos de carbono, façam mais exercício para desgastar as calorias extra. Mas não o façam de forma desenfreada, sem qualquer tipo de guia. Procurem personal trainers no Porto, personal trainers em Lisboa e personal trainers em Setúbal que vos ajudem passo a passo.  



05
Nov18

Receitas Saudáveis Vegetarianas para Crianças

Maria Martins

Se um filho dá muito trabalho… dois dão muito mais. Ser mãe de gémeos é um desafio diário, especialmente no que toca a preparar refeições saudáveis para toda a família. Mas a Sara do Definitivamente São Dois! e o marido parecem estar à altura do desafio. Estas são algumas das receitas que a Sara partilhou recentemente no seu blog e que são saudáveis para miúdos e graúdos.

 

Pão Caseiro

Quando o pão se comprava nas padarias, pouco mais tinha do que farinha, água e fermento. Hoje em dia, compramos a maioria do pão em embalagens de plástico e nas padarias de supermercado, que se limitam a pôr no forno pão ultracongelado. Portanto, sem querer, estamos a ingerir aditivos muito dispensáveis para a nossa saúde. Claro que cozinhar pão em casa exige tempo e dedicação, mas esta receita de pão caseiro é fácil de seguir e vale a pena fazer pelo menos uma vez por semana para comer pão do bom.

 

 

Panquecas de Banana e Maçã

Quem é que não gosta de um pequeno almoço reforçado? Ideais para partilhar em família aos Domingos ou para o brunch de Sábado, estas panquecas são super rápidas de fazer e são um bom truque para obrigar as crianças a comer fruta! Além da banana que levam na massa, contêm um extra do Pequeno Buda de Banana e Maçã da Iswari. Mas o toque de mestre é fazer um topping à base de frutos silvestres, como os mirtilos, que fica de comer e chorar por mais. Prometo! (Para uma alternativa vegan, substituam os ovos por ovos de linhaça).

 

Hummus

De certeza que já ouviram falar do hummus, uma maravilhosa pasta de grão de bico com tahini, popular em todo o Médio Oriente. Agora já é possível encontrar hummus pronto na maioria dos supermercados, mas acho que nada se compara ao sabor original e caseiro. Esta receita de hummus não usa o tahini - que, na minha opinião, devem adicionar - mas as instruções são fáceis de seguir e é foolproof. Sirvam como entrada, acompanhado de pão lêvedo, ou como refeição principal, acompanhado com almôndegas vegetarianas! As leguminosas exigem habituação, por isso nunca é cedo demais para começar a habituar os miúdos :)

 

 

 



Mais sobre mim

Arquivo

  1. 2019
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2018
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2017
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D