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Saúde e Bem-estar

O Saúde e Bem Estar é um blog dedicado à divulgação e partilha de conselhos para adopção de uma vida mais saudável.

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Saúde e Bem-estar

13
Jan19

Três sugestões ecológicas para o novo ano

Maria Martins

Quem me segue neste blog sabe que já há algum tempo que sou vegana. Ser vegetariana é uma decisão bastante pessoal, mas para mim não é só sobre comer ou não comer carne. Sabiam que comer carne e peixe contribui mais para a nossa pegada ecológica do que todos os combustíveis que usamos em transportes? É verdade. A nossa alimentação tem um impacto profundo no planeta! Mesmo quem não é vegetariano a 100% pode tentar ter pelo menos 1 ou 2 dias na semana em que não come proteína de origem animal. Acreditem que faria a diferença.

É com esse pensamento que gostaria de vos deixar aqui 3 sugestões para o novo ano que acaba de começar! A nossa alimentação não é o único hábito que tem impacto no nosso planeta, e o meu objectivo para 2019 é ter um lifestyle cada vez mais saudável. Escusado será dizer que estas sugestões são válidas para toda a gente, vegetarianos e não vegetarianos! Vamos lá?

 

 

  1.   Usar detergentes ecológicos.

 

Detergentes para a roupa (e para as lãs, para a roupa delicada, etc…), para limpar a casa, para limpar o carro… Já pensaram na quantidade de produtos de limpeza que usamos no nosso dia a dia e que são produzidos em massa, cheios de químicos? Usar detergentes ecológicos é um passo que podemos dar noutra direcção, por isso deixo-vos essa sugestão. Podem encontrar detergentes ecológicos em algumas lojas a granel e supermercados bio. Ou então, podem tentar fazer os vossos próprios detergentes em casa (à vários websites com receitas para tal) ou limpar com produtos mais naturais (por exemplo, sabiam que o vinagre é um poderoso antifúngico?).

 

  1. Fazer menos lixo - #zerowaste.

Ainda não me juntei à revolução #zerowaste, mas para mim é importante fazer cada vez menos lixo e gerar menos desperdício. O que é que isso implica? Primeiro, reduzir o lixo que fazemos. Arranjar a roupa na costureira em vez de comprar roupa nova. Depois, reutilizar. Reutilizar coisas que são de amigos ou familiares. Usar sacos de pano e sacos de rede em vez de sacos de plástico. E claro, reciclar. Reciclar absolutamente tudo que pode ser reciclado, upcycle… No meu caso, começo pela cozinha. Compro cada vez mais granel. Se tivesse como fazer compostagem das cascas, era isso que fazia! Recentemente também comecei a ver mais receitas zero waste, incluindo no canal Tasty da Buzzfeed.

 

 

 

  1. Preferir produtos reutilizáveis!

Okay, isto pode ser um pouco a repetição do ponto 2, mas acho que vale a pena reforçar. Há cada vez mais pessoas a comprar garrafas e termos reutilizáveis para usar o dia no dia, em vez de comprar garrafas de água e embalagens de plástico cada vez que saem de casa. Mas e que tal comprar palhas de metal? Talheres de alumínio encartáveis para ter sempre na carteira e recusar talheres de plástico? Escovas de bambu laváveis e reutlizáveis? Se queremos mesmo reduzir o lixo, não chega reciclar. Precisamos de começar por dizer às empresas que não queremos tanto lixo!

11
Jan19

Como evitar constipações

Maria Martins

As constipações e as gripes são os dois inimigos principais deste Inverno. Mas a palavra de ordem é PREVENÇÃO! Tenha cuidado no seu dia-a-dia e siga os seguintes passos para evitar constipações.

 

 

 

  • Evite os lugares fechados e húmidos. Por um lado, os lugares húmidos são ideais para a proliferação dos vírus. Por outro, os lugares fechados onde circulam muitas pessoas são sítios onde é muito fácil ficar contagiado. Procure evitar centros comerciais, salas de espectáculos, transportes públicos com pouca ventilação, igrejas e outros lugares onde haja aglomeração de pessoas.

 

 

  • Tenha cuidado com as mudanças de temperatura. Precaver as mudanças de temperatura é essencial para evitar constipações. Passar de uma zona quente com ar-condicionado para outra ao ar-livre, especialmente com temperaturas abaixo dos 10ºC, cria as condições perfeitas para deixar o seu corpo mais vulnerável. Se pratica exercício físico, agasalhe-se sempre no fim do treino, mesmo que pareça não ter frio.

 

 

 

  • Não fume. Fumar nunca é benéfico para a saúde. Mas tudo o que compromete o sistema respiratório é particularmente perigoso no pico das gripes e constipações. Evite o seu fumo e o dos outros, pois o fumo passivo também conta! Além disso, o fumo seca as mucosas nasais - que devem estar sempre hidratadas para evitar constipações.

 

 

  • Lave as mãos frequentemente. O corrimão das escadas? O botão do elevador? A maçaneta da porta? Tudo sítios em que toda a gente toca, portanto garantidamente cheios de germes. Lave as mãos com frequência e nunca leva as mãos ao nariz, à boca ou aos olhos. Se puder, use as mangas do casaco para tocar nestes objectos. Pode ainda comprar um desinfectante de mãos para usar mesmo sem água para levar consigo sempre na carteira.

 

 

  • Fortaleça o seu sistema imunitário. Evite comer fast-food e beba muita água. Mantenha-se hidratado, aumente o consumo de vitaminas e pratique exercício físico para subir as suas defesas. Um sistema imunitário deficiente não vai estar apto para lutar contra as infecções e os vírus típicos desta época. Se tem problemas cardíacos, diabetes ou outras doenças crónicas, aconselhe-se com o seu médico e tome a vacine da gripe.

 

 

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