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Saúde e Bem-estar

O Saúde e Bem Estar é um blog dedicado à divulgação e partilha de conselhos para adopção de uma vida mais saudável.

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Saúde e Bem-estar

21
Jan20

Dieta Pós-Festas 

Maria Martins

Dicas de nutricionismo para recuperar a boa forma, retomar uma alimentação saudável e deixar os quilos do Natal para trás! 

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Legumes a acompanhar a refeição

Se ganhou peso durante a época Natalícia, agora precisa de cortar nos hidratos de carbono de absorção rápida, como o pão branco ou as batatas. Isso significa que à hora da refeição deve optar sobretudo pelos legumes para acompanhar a refeição — saladas, legumes assados ou grelhados, esparregado, couves salteadas ou feijão verde são alternativas mais light para acompanhar as proteínas. 

Hidratação, hidratação, hidratação 

É essencial hidratar bem o corpo para que este se livre das toxinas e diluir as gorduras. Além disso, os líquidos servem para "encher" a barriga antes de comer. Inclua 1.5 - 2 litros de líquidos na sua dieta: água, chás, infusões ou tisanas. A sopa não entra para a contagem, embora também seja uma boa forma de “enganar” o estômago.

Sementes e fontes de fibra

As sementes e as fontes de fibra são importantes por duas razões: a primeira é que os alimentos ricos em fibra demoram mais tempo a digerir, portanto fica saciada durante mais tempo. Por outro lado, a fibra e as sementes são fundamentais para um bom funcionamento intestinal e evitar a prisão de ventre! Procure um nutricionista perto de si, (facilito já a vida a quem procura um nutricionista em Lisboa ou um nutricionista no Porto) e saiba qual é a quantidade de fibra ideal que deve ingerir por dia. 

Aprenda a enganar a fome

Enquanto habitua o seu corpo a uma dose reduzida de açúcares e a comer em menos quantidade, é importante aprender alguns truques para enganar a fome. Há comidas que são a sensação de saciedade, o que é óptimo. Mas também é importante “demorar” a comer e saborear cada alimento. Por isso, snacks como as pipocas (caseiras, sempre, com pouca gordura), os frutos secos ou as barritas crocantes dão a sensação de ter comido muito mais do que realmente comeu. E as calorias estão sempre controladas!

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