Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Saúde e Bem-estar

O Saúde e Bem Estar é um blog dedicado à divulgação e partilha de conselhos para adopção de uma vida mais saudável.

O Saúde e Bem Estar é um blog dedicado à divulgação e partilha de conselhos para adopção de uma vida mais saudável.

Saúde e Bem-estar

26
Mai19

A primeira corrida é a mais difícil: começar a praticar desporto

Maria Martins

Praticar desporto é como aprender uma nova língua. No início parece um mundo estranho, damos muitos erros e chega a parecer uma perda de tempo. Mas é preciso insistir. Como dizia a minha professora de Francês, “il faut pratiquer, pratiquer, pratiquer”. Se for possível, todos os dias.

 

Das primeiras vezes que andamos de bicicleta, caímos. Das primeiras vezes que nadamos, aguentamos pouquíssimo tempo debaixo de água. Ainda se lembram disso? Começar a ir ao ginásio, ou começar a praticar qualquer desporto, é exactamente igual. Custa no início, mas depois vamos adquirindo prática, adquirindo vocabulário e coisa começa a dar-se naturalmente. Com o tempo, torna-se algo que queremos fazer, sem qualquer tipo de sacrifício.

 

 

Na verdade, fazer desporto só tem vantagens: deixa-nos de bom humor, combate a ansiedade e a depressão e melhora a nossa forma física. O que, por sua vez, contribui para o nosso bem-estar geral. Não podemos pôr a alimentação numa gaveta, o exercício noutra e a paz de espírito numa terceira. É preciso encarar a vida segundo uma visão holística, e partindo desta orientação é inegável que exercício físico também influencia.

 

Claro que no início vai custar entrar na rotina, aguentar as dores dos primeiros treinos, aprender coisas novas. Quem está em baixo de forma vai sentir que não tem resistência nenhuma e ficar sem fôlego num instante. Mas é preciso focar-nos no objectivo final: melhorar a nossa forma física e uma vida mais equilibrada. Relembrar-nos que só custa começar, porque em breve se vai tornar num hábito.

 

E quando melhor para fazer do que agora, que chegou o bom tempo? Corram nos jardins, marquem um jogo de futebol com os amigos, atravessem a cidade a pé… Aproveitem para fazer desporto e estar em contacto com a Natureza, porque não há melhor programa de fim de semana.

 

Mais sobre mim

Arquivo

  1. 2019
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2018
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2017
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D