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Saúde e Bem-estar

O Saúde e Bem Estar é um blog dedicado à divulgação e partilha de conselhos para adopção de uma vida mais saudável.

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Saúde e Bem-estar

17
Nov18

O derradeiro duelo: Doces de Natal vs. Dieta

Maria Martins

Chocolates (a Jubileu lançou este ano uma caixa de chocolates vegan!). Rabanadas. Frutas cristalizadas! O Natal é a melhor altura do ano para engordar. Por isso, e como já vamos a meio de Novembro, entremos no primeiro round deste duelo: doces de Natal vs. dieta.

 

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Frutos secos vs. Fruta Cristalizada

A fruta cristalizada é a rainha do bolo de rei. Quem é que passa o Natal sem comer cerejas cristalizadas ou figos secos? O único problema é que todos eles são ricos em açúcar, embora pareçam frutas inocentes e saudáveis! A minha sugestão é substituir a fruta cristalizada pelos frutos secos (nozes, pinhões, avelãs). Não só são um excelente snack a meio do dia, como são ricos em gorduras saudáveis que fazem subir o colesterol “bom”.

 

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Chocolates vs. Trufas de tâmaras

Mas se a fruta cristalizada até é fácil de resistir, o que dizer dos chocolates? Ferrero Rocher, Mon Cheri, Lindor, Guylian, Pais Natais de chocolate e dezenas de outras delícias que só aparecem nesta altura do ano. Embora a minha sugestão também seja rica em hidratos de carbono, é um pouco mais saudável: façam as vossas próprias trufas de chocolate com cacau e pasta de tâmaras (encontram facilmente em lojas de produtos vegetarianos). Polvilhem com chocolate, barras de goji ou coco ralado por cima para ficarem ainda mais bonitas!

 

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Doces vs. Salgados

Comer doces dá-nos vontade de comer doces. Portanto, a melhor maneira é mesmo evitá-los e não fazer concessões. Já para não falar que a maioria das sobremesas vem carregada com fontes gordura, como óleo ou natas. Os aliados do costume - as pipocas, as bolachas de arroz e as tostas de milho - continuam a ser a mais-valia de qualquer vegetariano durante a época festiva. Há que manter a linha e a saúde!

 

A minha última sugestão é para aqueles que não conseguem resistir mesmo! Se vão aumentar o consumo de hidratos de carbono, façam mais exercício para desgastar as calorias extra. Mas não o façam de forma desenfreada, sem qualquer tipo de guia. Procurem personal trainers no Porto, personal trainers em Lisboa e personal trainers em Setúbal que vos ajudem passo a passo.  



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