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Saúde e Bem-estar

O Saúde e Bem Estar é um blog dedicado à divulgação e partilha de conselhos para adopção de uma vida mais saudável.

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Saúde e Bem-estar

07
Jan18

O que é Stevia?

Maria Martins

stevia-74187_1280.jpg

 

São cada vez mais os nutricionistas que recomendam usar stevia em vez de outro tipo de edulcorantes. Aliás, o stevia é tão popular que já conseguimos encontrar sumos adoçados com extractos de esteviol na maioria dos supermercados, assim como pequenos pacotes para servir com o café. Mas o que é, afinal, o stevia? Como pode ser tão doce? Será que não faz mesmo mal? Devo ir a um nutricionista? Vamos por partes.

O que é o Stevia?

O stevia é um adoçante natural, cuja origem é a planta com o mesmo nome. Uma folha de stevia é 10-15 vezes mais doce do que o açúcar branco. No entanto, o stevia que se vende nos supermercados são esteviosídeos produzidos a partir de extractos. Esses são ainda mais doces, pois estima-se que sejam 40 a 300 vezes mais doces do que o açúcar habitual. Em qualquer dos formatos, os nutricionistas garantem que não tem calorias.

 

Pessoalmente, sou um pouco céptica em relação aos produtos que encontramos no supermercado. Prefiro usar as folhas, que são um adoçante natural. Podem encontrar stevia puro em lojas de alimentos biológicos, feiras de alimentos orgânicos ou em lojas de especialidade. Pessoalmente, sou fã das “Coisas Doces com Stevia”.

De onde vem o Stevia?

O stevia (também conhecido como “glicosídeo de esteviol”) é proveniente de uma planta chamada “Stevia Rebaudiana”. Trata-se de uma planta da América do Sul, nativa do Brasil e do Paraguai. Assemelha-se aos crisântemos e foi usada pela primeira vez como adoçante há 1500 anos pelos índios Guaraní.

Quais são os efeitos de comer Stevia?

Os adoçantes como o xilitol, o aspartame e o acessulfame K são eficazes porque o nosso corpo não os digere. Portanto, é normal causarem náuseas, gases e diarreia. Mas o stevia é proveniente de uma planta e podemos digeri-lo, portanto não produz estes efeitos. No entanto, segundo os nutricionistas, devemos limitar o seu consumo a 4mg/kg. Como não tem calorias, também não engorda, não faz aumentar os níveis de açúcar no sangue e não causa cáries.

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