Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Saúde e Bem-estar

O Saúde e Bem Estar é um blog dedicado à divulgação e partilha de conselhos para adopção de uma vida mais saudável.

O Saúde e Bem Estar é um blog dedicado à divulgação e partilha de conselhos para adopção de uma vida mais saudável.

Saúde e Bem-estar

27
Mai18

Os benefícios de ter um jardim - e que plantas ter em casa!

Maria Martins

Praticar exercício físico e ter uma alimentação equilibrada são só os primeiros passos para ter uma vida mais saudável e relaxada. Há dezenas de mudanças que podemos fazer no nosso dia-a-dia e na nossa vida para nos sentirmos bem connosco: um bom exemplo disso mesmo é manter um jardim. Não, não estamos a dizer que temos todos que nos converter em jardineiros: pode simplesmente começar a ter plantas em casa ou criar um jardim interior.

 

Quais são os benefícios de ter um jardim?

As plantas ajudam-nos a relaxar. As plantas com folhas roxas, como as violetas ou os amores perfeitos, reduzem a adrenalina e acalmam-nos sem darmos por isso. Um estudo feito no Reino Unido demonstrou que é mais fácil manter a concentração em ambientes com plantas, algo que os fãs de Feng Shui também defendem. Quase todos os estudos sobre ambientes de trabalho com plantas concluem que ajudam a diminuir o stress e a tensão.  

 

Outra vantagem e ter um jardim é começar o seu próprio cultivo de plantas terapêuticas. A aloe vera é óptima para aplicar em feridas ou em pele danificada, por exemplo, e é uma planta muito fácil de manter. Depois ainda há quem goste de plantar os condimentos que usa na cozinha, como a salsa ou os oregãos, que são plantas igualmente fáceis de ter em casa. Ou seja, estará a ser saudável de várias formas!

 

Que plantas posso ter em casa?

Para quem tem um jardim exterior, as hipóteses variam com o clima da região. Mas para quem só tem possibilidade de ter um “jardim interior”, então é preciso optar por espécies que sobrevivam sem luz directa e em espaços fechados. Os jardineiros conseguem aconselhar-nos melhor do que ninguém mas, no geral, o bambu e os dragoeiros (de baixa manutenção) são uma boa aposta.

 

Os bonsais e as suculentas são outra opção segura, mas precisam de mais cuidados de manutenção - o melhor é procurar jardineiros que tenham experiência em jardins asiáticos, jardins japoneses ou jardins de exóticos. Fora da grande Lisboa, pode encontrar empresas de jardinagem no Porto e empresas de jardinagem em Setúbal preparadas para criar jardins de interior!



Mais sobre mim

foto do autor

Arquivo

  1. 2018
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2017
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D