Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Saúde e Bem-estar

O Saúde e Bem Estar é um blog dedicado à divulgação e partilha de conselhos para adopção de uma vida mais saudável.

O Saúde e Bem Estar é um blog dedicado à divulgação e partilha de conselhos para adopção de uma vida mais saudável.

Saúde e Bem-estar

20
Dez17

Perguntas de nutricionismo recorrentes: o detox funciona?

Maria Martins

É cada vez mais comum ouvir alguém dizer “estou a fazer detox”. As dicas de “sumos detox” e as recomendações de “comida detox” tornaram-se tão mainstream que até já chegaram às revistas que habitualmente nos presenteiam com notícias de novelas e reality shows. Invariavelmente, entendem que um sumo detox é verde e que a comida detox tem sementes de linhaça. Aí é que está o problema: antes de saber se funciona, precisamos de entender o que é o detox e porque há nutricionistas que o recomendam.

sumos-detox.jpg

 

Na realidade, o detox é um programa que “desintoxicação” que liberta o nosso organismo das toxinas e fornece as vitaminas e energia necessárias para recuperar. Desde já me confesso como uma adepta do detox - depois de algum tempo a comer de forma menos adequada, ou em demasia, não há nada melhor do que limpar o corpo para voltar à forma de sempre e ter uma sensação plena de bem-estar.

 

Alimentos recomendados para fazer detox

Um dos maiores truques do detox é aumentar a ingestão de líquidos para que o organismo os excrete. Daí serem tão populares os sumos detox e os chás frios. Os legumes e a fruta, pelo seu teor de vitaminas e pela ausência de gorduras, também são essenciais na desintoxicação. Depois, temos ainda os chamados “superalimentos”, ricos em ácidos gordos essenciais.

 

alimentos-detox.jpg

  

Em relação aos líquidos, aproveito para vos explicar quais os meus favoritos: chá de menta, gengibre (óptimo para a digestão e para o sistema imunitário), rooibos (que não tem cafeína!), lúcia-lima (excelente para acalmar e aliviar o stress) e limão (um clássico). Tudo sem açúcar, claro! Também faço sumos de fruta natural (dociiiinhos) e alguns smoothies com água de coco ou leite de aveia. Os batidos - ao contrário do mito popular - têm que levar leite ou iogurte e portanto estão proibidos!

 

Alimentos proibidos durante o detox

quinoa-detox.jpg 

Se o objectivo é desintoxicar, os nutricionistas aconselham eliminar os alimentos processados da nossa dieta. Há também quem aconselhe eliminar a lactose e o glúten, optando por aveia, granola e quinoa. A minha nutricionista disse-me para diminuir o consumo de leguminosas (feijão, favas, lentinhas, grão de bico), porque fermentam e não são de digestão fácil. Esta foi a parte mais difícil para mim!

Portanto, como vêm, não há motivos para o detox não funcionar. No fundo, é apenas um dieta que pretende “purificar” o corpo com alimentos saudáveis e de fácil digestão. Se nunca experimentou fazer detox, então pode marcar consultas de nutrição antes de começar. Os diabéticos, adolescentes, grávidas e doentes renais também devem frequentar consultas de nutrição antes de começar.

 

Mais sobre mim

Arquivo

  1. 2018
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2017
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D