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Saúde e Bem-estar

O Saúde e Bem Estar é um blog dedicado à divulgação e partilha de conselhos para adopção de uma vida mais saudável.

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Saúde e Bem-estar

20
Dez17

Refeições saudáveis e vegetarianas para levar para o trabalho

Maria Martins


Já escrevi aqui no blog que preparo diariamente a minha marmita para levar para o trabalho. Confesso que no início não foi fácil fazer um plano de refeições semanal: ou melhor, não foi fácil cumpri-lo. (A culpa não foi da nutricionista, garanto!). Às vezes não tinha vontade de cozinhar, outras não tinha paciência para ir ao supermercado comprar os ingredientes. Mas desde que me apercebi que há poucos restaurantes que servem comida realmente saudável que tenho uma relação de amor com a marmita.

 

Então, o que levo para o trabalho? Em primeiro lugar, legumes biológicos. Uma das coisas que mais me preocupa é ingerir pesticidas e herbicidas, por isso procuro sempre opções biológicas. Depois, evito comer soja a todas as refeições. Devido a um problema de saúde, tive que reduzir o consumo de soja - aliás, foi este o principal motivo que me levou às consultas de nutrição - e comecei a utilizar muito mais as leguminosas.

 

salada-vegetariana.jpg

Créditos: Not Guilty Pleasure

 

Salada quente de batata doce e grão com vinagrete de caril

Quando chega o Inverno, parece que as saladas frias deixam de me saciar. Por isso, esta salada quente de batata doce e grão caseira é uma das minhas receitas favoritas para esta época do ano. A receita é do Not Guilty Pleasure, é muito fácil de seguir e fica deliciosa. Aquece-me sempre, mesmo nos dias mais frios e em que só apetece estar na cama.

 

refeicao-levar-trabalho.jpg

 Créditos: Carne Não Puxe Carroça

 

Caril de lentilhas com arroz de açafrão

Esta receita exige um pouco mais de trabalho, mas não muito. Como estou a evitar a soja, a nutricionista sugeriu aumentar a quantidade de leguminosas que como - e as lentilhas foram uma revelação! A receita é do Carne Não Puxa Carroça, um blog que me sugeriram nas consultas de nutrição. O caril aguenta perfeitamente de um dia para outro e dá para aquecer no microondas.

refeicao-marmita.jpg

Créditos: Not Guilty Pleasure

 

Abóbora manteiga recheada com couscous e frutos secos

Outra receita do Not Guilty Pleasure vegan e sem soja. Para levar para o trabalho, nem sempre recheio a abóbora. Em vez disso, altero a receita e misturo os quadradinhos da abóbora no couscous, juntamente com o grão, os frutos secos e as ervas aromáticas. Costuma dar para duas refeições e, se fizer para jantar, fica muito bem no dia seguinte! As ervas aromáticas poupam no sal e os frutos secos são ricos em “colesterol bom”, por isso está totalmente aprovado pela nutricionista!

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