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Saúde e Bem-estar

O Saúde e Bem Estar é um blog dedicado à divulgação e partilha de conselhos para adopção de uma vida mais saudável.

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Saúde e Bem-estar

18
Dez17

Sobremesas de Natal Vegan e Saudáveis

Maria Martins

Uma Colher de Papa

 

Nenhuma das sobremesas de Natal que comemos é vegana. Todas as nossas sobremesas levam ovos. Em alguns casos levam também leite ou natas. Aliás, a maioria das nossas sobremesas de Natal é até bastante difícil de adaptar para um versão vegana. Mas nada é impossível, por isso vou deixar aqui as minhas versões preferidas de sobremesas de Natal vegan, saudáveis e totalmente aprovadas por nutricionistas.

 

Rabanadas Vegan

 

O primeiro problema das rabanadas que muitas vezes são feitas com um pão mais doce, semelhante ao brioche. Geralmente, este tipo de pão leva ovo e não é vegan. Tenha o cuidado de verificar se o cacete de trigo que está a comprar tem ou não ovo e leite - na dúvida, compre o seu pão habitual e espere dois dias até fazer a receita.

 

A minha receita favorita para rabanadas vegan é a da Experiência Vegana, mas ficam um pouco diferentes das rabanadas habituais e podem parecer um pouco “estranhas” para a família. Portanto, para a ceia de Natal, aconselho alterar um pouco a receita. Primeiro, preparo uma mistura de leite de amêndoas com baunilha e mel de cana. Depois, envolvo o pão nesta mistura e aqueço uma frigideira com óleo de coco. Quando já o óleo estiver quente, frito de um lado e doutro.

 

Se quiser fazer uma receita light, então diria para polvilhar com açúcar de coco e canela. Mas se quiser seguir a receita tradicional, sirva com calda de açúcar por cima (o nutricionista não vai saber!). A calda é muito fácil de fazer: é só misturar água, açúcar e um pau de canela. Pode usar qualquer açúcar de que goste; o branco é tradicional mas pode optar por açúcar de coco, mascavo ou outro com índice glicémico mais baixo.

 

Arroz Doce Vegan

 

Vegan e gluten-free. Toda a gente pode comer este arroz doce! E sabem que mais? Se não disserem que é vegan, ninguém vai adivinhar. A receita original é do Not Guilty Pleasure e é muito simples: segue a receita tradicional de todas as mães e substitui o leite por leite de soja. Se não gosta de leite de soja, experimente com outro leite vegetal aconselhado pelo nutricionista - porque não o leite de arroz?

 

 

Espero que tenham gostado destas receitas vegan e saudáveis para a ceia de Natal! Qual é que vão experimentar? Que sobremesas costumam comer nesta altura do ano?

 

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