Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Saúde e Bem-estar

O Saúde e Bem Estar é um blog dedicado à divulgação e partilha de conselhos para adopção de uma vida mais saudável.

O Saúde e Bem Estar é um blog dedicado à divulgação e partilha de conselhos para adopção de uma vida mais saudável.

Saúde e Bem-estar

13
Jan19

Três sugestões ecológicas para o novo ano

Maria Martins

Quem me segue neste blog sabe que já há algum tempo que sou vegana. Ser vegetariana é uma decisão bastante pessoal, mas para mim não é só sobre comer ou não comer carne. Sabiam que comer carne e peixe contribui mais para a nossa pegada ecológica do que todos os combustíveis que usamos em transportes? É verdade. A nossa alimentação tem um impacto profundo no planeta! Mesmo quem não é vegetariano a 100% pode tentar ter pelo menos 1 ou 2 dias na semana em que não come proteína de origem animal. Acreditem que faria a diferença.

É com esse pensamento que gostaria de vos deixar aqui 3 sugestões para o novo ano que acaba de começar! A nossa alimentação não é o único hábito que tem impacto no nosso planeta, e o meu objectivo para 2019 é ter um lifestyle cada vez mais saudável. Escusado será dizer que estas sugestões são válidas para toda a gente, vegetarianos e não vegetarianos! Vamos lá?

 

 

  1.   Usar detergentes ecológicos.

 

Detergentes para a roupa (e para as lãs, para a roupa delicada, etc…), para limpar a casa, para limpar o carro… Já pensaram na quantidade de produtos de limpeza que usamos no nosso dia a dia e que são produzidos em massa, cheios de químicos? Usar detergentes ecológicos é um passo que podemos dar noutra direcção, por isso deixo-vos essa sugestão. Podem encontrar detergentes ecológicos em algumas lojas a granel e supermercados bio. Ou então, podem tentar fazer os vossos próprios detergentes em casa (à vários websites com receitas para tal) ou limpar com produtos mais naturais (por exemplo, sabiam que o vinagre é um poderoso antifúngico?).

 

  1. Fazer menos lixo - #zerowaste.

Ainda não me juntei à revolução #zerowaste, mas para mim é importante fazer cada vez menos lixo e gerar menos desperdício. O que é que isso implica? Primeiro, reduzir o lixo que fazemos. Arranjar a roupa na costureira em vez de comprar roupa nova. Depois, reutilizar. Reutilizar coisas que são de amigos ou familiares. Usar sacos de pano e sacos de rede em vez de sacos de plástico. E claro, reciclar. Reciclar absolutamente tudo que pode ser reciclado, upcycle… No meu caso, começo pela cozinha. Compro cada vez mais granel. Se tivesse como fazer compostagem das cascas, era isso que fazia! Recentemente também comecei a ver mais receitas zero waste, incluindo no canal Tasty da Buzzfeed.

 

 

 

  1. Preferir produtos reutilizáveis!

Okay, isto pode ser um pouco a repetição do ponto 2, mas acho que vale a pena reforçar. Há cada vez mais pessoas a comprar garrafas e termos reutilizáveis para usar o dia no dia, em vez de comprar garrafas de água e embalagens de plástico cada vez que saem de casa. Mas e que tal comprar palhas de metal? Talheres de alumínio encartáveis para ter sempre na carteira e recusar talheres de plástico? Escovas de bambu laváveis e reutlizáveis? Se queremos mesmo reduzir o lixo, não chega reciclar. Precisamos de começar por dizer às empresas que não queremos tanto lixo!

Mais sobre mim

Arquivo

  1. 2019
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2018
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2017
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D